segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Luana CamarahLíder as bandas Turnê e Bionika, a cantora já apresentou-se nos programas 'Ídolos' e 'Astros', o que rendeu até um contratoTaubatéAndré Alves
www.bandaturne.com.br/

Luana Camarah tem 21 anos. Os últimos nove foram dedicados à carreira de cantora. À frente das bandas Turnê e Bionika, a jovem, dona de uma voz com timbre marcante, coleciona boas lembranças da 'estrada'. Já se apresentou em casas conceituadas, como o Hangar e Dublin, em São Paulo, e já participou dos programas "Ídolos" e "Astros". Neste último, a aparição da banda "Turnê" em rede nacional rendeu grande reconhecimento dos fãs, de diversas partes do país, além de um contrato com o escritório do produtor musical, e jurado do programa, Thomas Roth. No Vale, Luana já cantou para um público de mais de 18 mil pessoas e seu primeiro CD independente já vendeu mais de 10 mil cópias.



Quando você descobriu que tinha o dom de cantar?

Eu venho de uma família de músicos. Meu avô já tocava. Depois meu pai e meus irmãos também. Acho que está no sangue. Um dos meus irmãos toca em banda gospel, outro em banda de micareta... No final de semana cada um pega um violão e, juntos, fazemos um barulho. E quando disse em casa que ia cantar, o incentivo foi muito grande. Meu pai achou maravilhoso.



E quantos anos você tinha quando começou a cantar profissionalmente?

Comecei com 12 anos. Eu tocava na igreja e participava de diversos festivais de música católica, inclusive na Canção Nova. Ai o pessoal da banda Maria Preta me chamou para fazer teste de vocalista. Eles curtiram e eu fiquei... daquele jeito: sempre fui muito tímida e ficava nervosa ao me apresentar para o público.



Em seguida veio a Luana e Banda...

Isso! Eu já estava um tempo parada, enlouquecendo em casa, sem cantar, e meu irmão, que é baixista, me convidou para montar uma banda de rock. E conseguimos uma repercussão super boa. Foi quando eu consegui fazer meu nome, já que 'a Luana' estava à frente do trabalho. Tanto que, até hoje, as pessoas me vêem e falam 'Luana e Banda'. Nós tocávamos muito aqui no Vale. Tinha muita balada pra tocar, não ficávamos um final de semana sem fazer show.



E foi com "Luana e Banda" que você superou a timidez e adquiriu mais segurança no palco?

Foi. No começo, na Maria Preta, eu vivia num círculo fechado. Cantava numa banda de soul e black, então só ouvia aquilo. Não tinha outras referências de fora. E com Luana e Banda já comecei a ouvir rock, incentivada pelo meu irmão. E fui pegando, de cada estilo, aquilo que me servia. Meu pai, por exemplo, tocava chorinho. Para a formação do músico, quanto mais informação, melhor! Eu não tenho paciência para o metódico, aprendi tudo na raça.



E a Banda Turnê?

Foi formada a partir da mistura de dois projetos. Final de ano é sempre ruim para tocar, porque está em alta o axé... Aí o Xandão, que era da banda Gugles, me chamou para fazer um projeto de verão. Ai tocamos um mês e meio no 180, em Ubatuba, mas fazendo rock. Aí ele começou a tocar comigo no Luana e Banda, porque, até então, meu irmão era o único músico fixo que tocava comigo. Quanto tinha show, a gente fazia uma 'cata', formava um grupo e se apresentava. Ai o povo começou a levar a banda cada vez mais a sério...



Mas não era complicado para a banda não ter uma formação fixa?

É! Na verdade tinha, mas não tinha. Tinha os caras certos: quando não era o Joziel, da Gugles, era o João Mauro; quando não estava o Xandão, estava o Luciano. E se não tinha um, arrumávamos outro e ensaiávamos no dia de tocar.



Rolou alguma situação engraçada, por conta da falta de músico?

Várias! Nessa época tocávamos em muita festa de faculdade, churrascos... E uma vez o Joziel não pode ir e eu acabei tocando guitarra. Foi um desastre, mas toquei! Não consigo prestar atenção no que estou tocando e no que estou cantando, ao mesmo tempo. Foi 'no truque' (risos). Outra vez, o Joziel teve um problema pessoal e não pode nos acompanhar no 180 (Ubatuba). Sabadão, a balada bombando, nós fomos que fomos. No final o empresário ainda disse que gostou da banda e que eu tocava bem.



Você chegou a fazer barzinho?

Já fiz bastante. Quando surge algum convite e estou em casa sem fazer nada, vou lá e faço. Tenho um amigo, o Tiago Aguiar, que está costumado a fazer e que me acompanha. A gente 'meia' o cachê e faz um som!



Agora você também tem outra banda, a Bionika?

A Bionika é um projeto underground. E a gente não toca cover, só música própria. E ela já tem um ano. Até o CD está pra sair, está na finalização. E estamos no gás de fazer rock n roll. A banda Turnê tem um estilo mais pop rock, cover, e não deixa de ter um trabalho autoral. Mas eu queria uma banda que começasse já com o trabalho autoral. Porque ainda há muita resistência do público, quando você está fazendo cover, de ouvir a sua música própria. E abriu muito esse leque da música underground, por causa de bandas como NX Zero, Fresno, Strike e eles começaram assim. E o rock da "Bionika" é diferente do rock da "Turnê". É mais jovem!



A Turnê já tem um trabalho autoral, né?

Já, o "Sigo o Sol". Nós já vendemos 10 mil cópias. Para uma banda independente é um número muito importante. Esse CD tem dois anos e todas as letras são minhas. Também fiz a produção musical junto com o Helton Fagundes, que é um parceirão da banda.



E quais são seus projetos para 2010?

Ainda em janeiro ou, mais tardar, em fevereiro quero lançar o CD da Bionika que está mixando. Com a Turnê, começo a gravar o segundo disco. O primeiro foi muito autoral, agora queremos um CD que todo mundo faça junto pra rolar aquela energia... A "Turnê" é minha vida e não pretendo deixá-la.

3 comentários:

  1. Adoreeei A EntreVistaaa ... sOu Super Fã Da LuaNaa, E Amooo Mtoo A BAnda Turne e Bionikaaa!!


    BjooS

    *_*

    ResponderExcluir
  2. noooooooossa...e eu confesso que ainda não conhecia a banda turne.ouvi eles ontem cantando "no meu lugar" em uma canal de TV....e noooossa...amei a música...achei muito 10 a letra.e no outro dia mesmo procurei saber mais sobre a banda e suas músicas!....
    parabéns..pela entrevista e sucesso p/ banda.que com certeza vai crescer mais ainda.
    são muito bons!....bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu acompanhei luana no the voice Brasil logo que a vi gostei de cara .amei sua voz sua postura de palco e queria vela cantar mas por ai .lu faz um show aki em Belém por favor .kkkk

    ResponderExcluir